Vereadora Zenici solicita estudo para instalação de Energia Solar no Hospital Santa Cruz

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h40

A vereadora Zenici Dreher apresentou na sessão de terça-feira, 16, um requerimento direcionado ao presidente do Hospital Santa Cruz, Reinaldo de Lima Júnior, e aos proprietários da empresa Proengel, solicitando verificar a possibilidade de um estudo e orçamento para análise de viabilidade da instalação de um sistema fotovoltaico no hospital. O objetivo do requerimento é a elaboração de um projeto complementar para aquisição e montagem de um sistema de captação de energia solar que possa oferecer economia e sustentabilidade ao Hospital Santa Cruz de Canoinhas.

Conforme a vereadora Zenici Dreher o objetivo é identificar, por meio de um estudo técnico, a viabilidade financeira do investimento de aquisição e montagem de um sistema de energia solar. A vereadora ainda lembrou que atualmente o hospital possui uma despesa bastante grande de energia elétrica, e que por diversas vezes os repasses financeiros que o hospital recebe vão para pagamento de energia. “São mais de 30 mil reais por mês pagos em energia elétrica. A gente pede que esse orçamento de um sistema de energia solar seja gratuito, e que possa apresentar essa viabilidade técnica e financeira”, comentou Zenici.

No requerimento também é solicitado um levantamento dos custos com energia elétrica dos anos de 2018, 2019 e início de 2020 para ver a viabilidade da instalação do sistema de energia solar. “Há relatos de que a plena geração fotovoltaica é de aproximadamente 25 anos, o investimento se paga em torno de cinco a seis anos, isso significa que o hospital teria, no mínimo uns 20 anos de geração de energia elétrica sem custos. A longo prazo é um projeto muito grandioso ao nosso hospital Santa Cruz”, finalizou a vereadora Zenici Dreher.

O presidente da Câmara, vereador Paulinho Basilio, comentou que o hospital já possui um estudo sobre a instalação da energia solar, e que provavelmente o projeto barrou na questão dos custos para o investimento. A vereadora Zenici informou que o estudo que já existe tem os valores em torno de R$3 milhões, mas que o estudo técnico foi realizado há alguns anos, o ideal seria refazer essas avaliações e pensar em uma instalação em partes.