Vereadores aprovam nova delimitação do perímetro urbano em Canoinhas

por admin última modificação 08/03/2018 21h49
Projeto de lei contempla áreas nos bairros Piedade, Industrial II, Água Verde (Vila Militar) e no Alto do Frigorífico
Em sessão extraordinária, na noite de terça-feira, 16, vereadores canoinhenses aprovaram por unanimidade projeto de lei nᵒ092/2013, de origem do executivo, que dá nova delimitação ao perímetro urbano no município.
A matéria tramitava pela Casa em regime de urgência a pedido do prefeito Beto Faria (PMDB), que pediu a análise por parte do legislativo antes do recesso que inicia no dia 17 de julho e segue até o dia 05 de agosto.
Desta forma, quatro novas áreas rurais passam a ser consideradas urbanas. Elas estão situadas no bairro Industrial II, na comunidade da Vila Militar, no bairro Água Verde, na comunidade do Alto Frigorífico e no bairro Piedade. “São áreas ocupadas e tratadas como urbanas, mas que só agora serão regularizadas trazendo mais comodidade aos proprietários de imóveis”, lembrou o líder do governo na Câmara, vereador Bene Carvalho (PMDB).
Com a ampliação da área no bairro Piedade, por exemplo, a prefeitura pretende construir cerca de 330 unidades habitacionais em parceria com a Caixa Econômica Federal, através do programa Minha Casa, Minha Vida. As casas serão destinadas as famílias com renda superior a três salários mínimos.
Vereador João Grein (PT) enfatizou a luta de mais de 20 anos dos moradores da comunidade da Vila Militar. “Agora terão, por exemplo, acesso aos serviços públicos como a coleta do lixo, dos correios e até acesso a linhas de financiamento para a construção de casas”, salientou.
Para o presidente da Câmara, vereador Renato Pike (PR), a nova delimitação proporcionará a regularização fundiária de muitos imóveis. “Muitos lotes e casas nessas áreas, por exemplo, agora poderão ser escriturados o que trará mais segurança aos proprietários”, considerou.
Já Wilmar Sudoski (PSD) disse que a iniciativa do executivo vem ao encontro às solicitações da comunidade e também de empresário radicados nesses locais. “Esta ampliação vai atender a todos”, completou.

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP