Vereadores participam de inauguração da Unidade de Saúde do bairro Alto da Tijuca

por Assessoria de Imprensa publicado 11/06/2018 11h35, última modificação 11/06/2018 11h38
Unidade Básica de Saúde Alvino Mühlmann, recebeu esse nome para homenagear o patriarca da família, que ajudou a povoar o bairro Alto da Tijuca

A unidade está aberta de segunda a sexta-feira, das 07h às 17 h, para atender a população

O presidente da Câmara, Coronel Mario Renato Erzinger (PR) e o vereador Wilmar Sudoski (PSD) participaram na sexta-feira, 8, da inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Alvino Mühlmann, no bairro da Alto da Tijuca.

A UBS do Alto da Tijuca precisou passar por reformas para ser aberta e não havia entrado em funcionamento no ano passado porque não havia previsão de concurso público para contratação de profissionais. A obra já estava pronta há dois anos, e com a realização de concurso público para atuação de profissionais no posto, a administração atual conseguiu inaugurar a UBS.

A unidade do Alto da Tijuca conta com equipe composta por médico com carga horária de 40 horas semanais garantindo o atendimento diário; além de enfermeira (40h), duas técnicas em enfermagem (40h e 30h) e auxiliar de serviços gerais.

Segundo estimativas da secretaria municipal de Saúde do município, cerca de quatro mil pessoas serão beneficiadas diretamente com a implantação do novo serviço. Conforme preconiza Ministério da Saúde, a equipe vai definir área de abrangência, primeiramente, cadastrando as famílias, mas já fica à disposição dos bairros das proximidades também.

O prefeito Beto Passos (PSD) lembrou que com a abertura da UBS no Alto da Tijuca, serão garantidas melhorias a quem usa a Unidade de Pronto Atendimento 24 h. “Estes pacientes não tinham uma referência para buscar atendimento e precisavam recorrer sempre a UPA, agora contam com uma unidade aberta todos os dias, de segunda à sexta-feira, das 7 às 17h”.

Presidente da Câmara, Coronel Mario Erzinger (PR) destacou em sua fala, que como gestor público “fico muito feliz de ver nesta inauguração, com o retorno de impostos da sociedade em um bem comum, como é o caso desta importante Unidade Básica de Saúde”.

“Podem ter a certeza de que vocês serão muito bem tratados aqui porque queremos fazer o melhor pela nossa população”, garantiu o vice-prefeito Renato Pike durante o evento que homenageou também a família de Alvino Mühlmann – patriarca da família que ajudou a povoar o bairro. Os “Mühlmann” tinham uma serraria e eram proprietários de uma cerâmica que funcionou por mais de 50 anos no Alto da Tijuca. Descendentes de Alvino participaram do ato que, ao mesmo tempo em que homenageia a história da família, também marca o começo de um novo ciclo para a população trazendo benefícios na área da saúde.