Vereadores participam de inaugurações de mini pista de trânsito e do Canil Setorial da Polícia Militar de Canoinhas

por Assessoria de Imprensa publicado 01/08/2018 14h38, última modificação 01/08/2018 14h38
Durante ato também foram entregues novas viaturas e um drone para o Batalhão

Momento da inauguração da mini pista no 3ºBPM

O presidente da Câmara de Canoinhas, vereador Coronel Mário Renato Erzinger (PR) e Wilmar Sudoski (PSD) estiveram presentes na manhã desta terça-feira, 31, durante a solenidade de inaugurações da minipista de trânsito – transitolândia, do Canil Setorial e da entrega de novas viaturas e um drone para o 3º Batalhão de Polícia Militar de Canoinhas.

“São importantes conquistas para nosso município e também região, tornando assim o trabalho da Polícia Militar cada vez mais ostensivo e efetivo, com mais segurança à comunidade”, destaca o presidente da Câmara, vereador Coronel Mário Erzinger.

Comandante geral do 3º BPM Canoinhas, Coronel João Marcos Dabrowski de Araújo frisou em sua fala o trabalho realizado em grande parceria com as entidades na região. “Temos uma equipe e entidades comprometidas com o bem-estar de nossa comunidade, e isso nos faz ter uma segurança exemplar no estado”.

Estiveram presentes na solenidade o secretário de Estado da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Junior; comandante-geral da PM, Coronel Araújo Gomes; prefeito de Canoinhas, Beto Passos e vice, Renato Pike; presidente da Câmara, vereador Coronel Mário Renato Erzinger (PR); vereador Wilmar Sudoski (PSD); juíza de Direito Dominique Gurtinski Borba Fernandes; prefeito de Três Barras, Luis Divonsir Shimoguiri; além de autoridades de toda região, estudantes e comunidade.

Inauguração da Mini pista – Transitolândia

Com a constante preocupação do Batalhão da Polícia Militar de Canoinhas quanto à segurança e prevenção à violência no trânsito e suas consequências dentro da sociedade, a mini pista consiste em educar cidadãos multiplicadores a partir de atividades de conscientização. O objetivo é aproximar ainda mais a comunidade com a instituição militar, sendo possível que a sociedade passe a enxergar o policiamento ostensivo e de trânsito, não apenas como uma atividade punitiva, mas como segmento que visa principalmente, proteger a sociedade.

A transitolândia foi construída dentro do espaço do 3ºBPM, imitando em miniatura um complexo de trânsito com ruas, passeios, cruzamentos, rotatórias, estacionamentos e sinalizações típicas do sistema normativo e viário de trânsito brasileiro.

A placa inaugural da Transitolândia recebeu o nome do soldado Pablo Tobias Friedrich, policial militar que faleceu em um acidente de trânsito no ano passado.

Para construção do espaço houve a colaboração das prefeituras de Canoinhas e Três Barras, Volpesa Engenharia, Cerâmica Canoinhas, Senai Canoinhas, Empresa e Rotativo Digital e Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública – Cetisp.

Entrega de novas viaturas

Também foram entregues pelo Poder judiciário ao 3º Batalhão de Polícia Militar de Canoinhas, duas viaturas Renaul Duster, duas motos Honda XRE-3000 devidamente equipadas e um Drone. A prefeitura de Canoinhas também entregou a Polícia Militar,

duas motocicletas Honda XRE-300, adquiridas com recursos do município, e que serão utilizadas na circunscrição da unidade Policial Militar, em ações de policiamento preventivo e ostensivo, para propiciar ao cidadão o atendimento adequado às necessidades.

Inauguração do Canil Setorial

Foi também implantado durante o ato, e mediante portaria do Comando Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, o Canil Setorial do 3ºBPM  com área construída de quase 100 m², mais de 100 m² de área verde para adestramento, dispondo de três cães policiais em fase de adestramento, sendo dois da raça pastor belga de malinóes, adquiridos mediante parceria com o Poder Judiciário e um pastor alemão cedido pelo soldado PM Niário, que já se formou no curso de Cinotecnia, ministrado pelo Canil Central da PM de Santa Catarina, em 2017.

Esse segmento técnico do serviço policial militar atuará em missões que vão desde a busca e resgate de pessoas desaparecidas, captura de foragidos e busca por armas e drogas, até atividades de interação comunitária junto às escolas e comunidade em geral.