Vereadores questionam prefeito sobre possíveis irregularidades em processo licitatório para pavimentação

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h45

Seja o Paulo ex-secretário, o Papa, o Bispo, o amigo ou inimigo do governo, não nos interessa, às vezes o silêncio é importante, ninguém ficou quieto aqui com medo ou acobertar alguma coisa

Durante a sessão ordinária da última segunda-feira (9), todos os vereadores protocolaram requerimento ao prefeito Beto Passos. Os vereadores após ouvir em plenário a discussão sobre o assunto veiculado na imprensa local, requereram que seja encaminhado ofício  ao prefeito municipal,  solicitando as seguintes informações:
Qual foi o Procedimento (Processo) Administrativo instaurado para apurar “em tese”, irregularidades na apresentação de documentos, relativos à Empresa de Pequeno Porte EPP por parte da empresa “Progresso Ambiental, referente ao processo licitatório para pavimentação de ruas no Município de Canoinhas”?
Caso ter sido instaurado Processo Administrativo, haverá atraso no cumprimento do cronograma para a realização das obras de pavimentação?
Solicitamos encaminhamento da cópia do processo administrativo  caso instaurado, após sua conclusão,  para esta Casa de Leis.

Vereador Coronel Mário abriu a discussão após a leitura dizendo que a imprensa local veiculou “silêncio ensurdecedor” com relação ao assunto por parte dos vereadores, a matéria traz que em tese havia falhas no processo licitatório e em documentos da empresa vencedora do processo licitatório. Dentre dos nossos papéis de fiscalização temos vários instrumentos para buscar as informações. “Nós não nos calamos e sim fomos atrás das informações, a empresa apresentou todos os documentos necessários, foi o que recebi de informações”, concluiu.

Já o vereador Paulo Glinski, advogado em nossa cidade por muitos anos e conhecedor dos processos em toda a região falou que: a câmara de vereadores buscou informações desde do primeiro momento que foi veiculado que poderia ter ocorrido irregularidade em documentos e outros, nós buscamos as informações. Lembrar que não há superfaturamento em obras, direcionamento de licitação nada disso temos. O que foi mencionado por algumas pessoas que essa empresa em anos anteriores teria recebido valores que deixaria de ser EPP, Empresa de Pequeno Porte. Se ela é EPP em algumas etapas do processo ela tem alguns valores tributários diferenciadas com valores menores. Processos licitatórios de pavimentação sempre foi e será uma guerra entre as empresas em qualquer município, elas buscam falhas nas outras empresas para derrubar as mesmas são pessoas preparadas, a informação que temos que há impugnação.

Os dez vereadores cobraram do executivo, nós não ficamos omissos, questões tributárias exigem o sigilo, não houve um fato grave, “quem veio representar a empresa tem que apresentar documentos com possibilidade de vencer, os documentos que tive acesso não tem nada de errado, seja o Paulo que for nós iremos fiscalizar e não estamos aqui para passar a mão na cabeça de ninguém”, finalizou.

Vereador Wilmar Sudoski, encerrou a discussão dizendo que a comissão de licitações analisou e avalizou a empresa com base nos documentos apresentada no progresso.

Informações para imprensa:
Joselito Beluk – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores