Vereadores se reúnem com diretor geral da Aris e fomentam a diminuição de tarifa de água e esgoto

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h53

Vereadores se reúnem com diretor geral da Aris e fomentam a diminuição de tarifa de água e esgoto

Nova estrutura tarifária da Casan estuda como beneficiar usuários que consomem água de forma racional.

Durante a reunião das comissões, da Câmara Municipal de Canoinhas, da última terça-feira (02), os vereadores contaram com a presença do Diretor Geral da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), Adir Faccio, com o fim de esclarecer dúvidas pertinentes, com base nos requerimentos já apresentados à Agência.

Os vereadores tiveram a oportunidade de questionar o diretor geral da empresa, que, conduzidos pelo presidente da casa, Célio Galeski, se mostraram mais seguros para debater o tema. "Foi uma reunião extremamente importante para que possamos discutir as pautas referentes a água e esgoto em nosso município, principalmente as dúvidas sobre taxas tarifárias”, falou Galeski.

Um novo modelo de cobrança está sendo estudado pela a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC), que visa beneficiar usuários que consomem água de forma racional. Hoje a tarifa mínima é de R$ 46,28. A cada m³ utilizado a mais na tarifa é cobrado mais R$ 4,62 por metragem. Hoje, o modelo de cobrança é igualitário para quem consome até 10m³. Independente se o usuário consumiu 3 ou 10m³, o consumidor paga o 100% da tarifa.

"Esse valor tem que ser discutido temos que reduzir essa cobrança”, alertou o presidente da Câmara.

Na mesma noite, durante a Sessão Ordinária, o vereador Coronel Mário falou sobre resposta recebida da diretora presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos. Em requerimento, foi questionado quantos usuários consomem a baixo de 10m³ de água, mas pagam a tarifa inteira. Em resposta a Câmara, a diretora informou aos vereadores que em Canoinhas existem cerca de 15.084 unidades consumidoras, sendo que 7.848 consomem abaixo dos 10m³.

O vereador apontou alguns municípios que já estudam essa redução de taxa tarifaria, e de acordo com o vereador Mario, a própria diretora destacou em resposta ao documento, que existe um estudo para extinção dessa estrutura de pagamento mínimo no Estado.

 

Informações para imprensa:
Joselito Beluk – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199
E-mail: imprensa@canoinhas.sc.leg.br
Nosso site: http://www.canoinhas.sc.leg.br
Facebook: https://www.facebook.com/camaracanoinhas/
Instagram: @camaracanoinhas