Vereadores solicitam ao Governo do Estado retorno das gerências de Educação e Saúde para Canoinhas

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h53
Requerimentos também solicitam informações sobre pagamentos atrasados ao Hospital Santa Cruz

Vereadores solicitam retorno das gerências de Saúde e Educação para Canoinhas

Em requerimento assinado nesta semana por todos os vereadores, será encaminhado ao governador do estado, Carlos Moisés da Silva, e também aos secretários de estado da Educação, Natalio Uggioni, e da Saúde, Helton de Souza Zeferino, o pedido do retorno das atividades e gerências de Educação e Saúde em Canoinhas, para atender a região.

O retorno efetivo da gerência regional de Educação leva em conta que o órgão existia no município desde a década de 1990, período anterior às ADRs. Segundo justificativa dos vereadores, outro fato importante é que Canoinhas possui toda estrutura funcional e física necessária para o suporte e desenvolvimento da Educação, sendo polo de atendimento para toda região, atendendo os seis municípios, além de 23 unidades estaduais escolares.

O pedido da reativação da gerência regional de Saúde de Canoinhas também se justifica que o órgão já existia no município desde a década de 1990, também tendo uma excelente estrutura funcional e física para o suporte e desenvolvimento pleno dos atendimentos em saúde para toda região.

Ainda foi encaminhado ao secretário de Saúde a solicitação que a instalação da agência transfusional do Hemosc no município, a qual já se encontrava em fase adiantada o projeto para instalação no município, para que não sofra descontinuidade.

Solicitação de pagamento de repasses atrasados ao Hospital Santa Cruz

Outra solicitação importante enviada à secretaria de Estado da Saúde é para que sejam repassados os valores pendentes ao Hospital Santa Cruz de Canoinhas, ou que se viabilize uma maneira de auxiliar o hospital, tendo em vista as dificuldades financeiras que a instituição vem passando.

Vereadores justificam no documento que a falta de recursos interfere diretamente nas ações e serviços de urgência e emergência prestados pelo hospital aos usuários do SUS - Sistema Único de Saúde, que atende todo planalto norte catarinense.

A inadimplência por parte da secretaria de estado da Saúde com os setores de urgência e emergência, se torna de extrema necessidade os repasses imediatos, já que o hospital está na iminência de parar o atendimento

Vereador Paulinho Basílio solicita documento de negativa a direção do hospital

Ainda na sessão de terça-feira, 5, o vereador Paulinho Basílio (MDB) apresentou requerimento a ser encaminhado ao diretor do Hospital Santa Cruz de Canoinhas, Derby Fontana, solicitando o documento de negativa à prestação de serviços de média e alta complexidade em neurocirurgia e traumo ortopedia, ou a recusa de credenciamento da especialidade.

Vereador ainda solicita informações e justificativas sobre a resposta dada ao poder público municipal, onde o hospital negou os serviços de média e alta complexidade de neurocirurgia e traumato ortopedia.

Informações para imprensa:

Sérgio Teixeira da Silva – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores