Vereadores solicitam estudos para evitar alagamentos em Canoinhas

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h40

A grande quantidade de chuva que caiu em Canoinhas na terça-feira e deixou diversos locais do município com alagamentos, causando transtornos aos munícipes, rendeu dois requerimentos na sessão de ontem, 09. Um de autoria da vereadora Norma Pereira, que presidiu a sessão, e outro de autoria do vereador Coronel Mário.

O requerimento assinado pela vereadora Norma Pereira, direcionado ao prefeito Gilberto dos Passos e ao secretário de Planejamento, João Linzmeier, trouxe diversas fotos em anexo, relatando os problemas ocorridos no município. O que a vereadora solicita é a realização de estudo técnico para apontar a causa dos alagamentos, a fim de implementar um projeto de escoamento de água no município, especialmente na área Central.

Conforme a vereadora Norma Pereira é inegável que os alagamentos em diversas regiões do município causaram transtorno aos munícipes, inclusive trazendo prejuízos à residências e comércios. “O problema persiste até o presente momento, inclusive não há notícia de qualquer estudo ou projeto de viabilidade para solucioná-lo. Desta forma, não pode se admitir que a população sofra por conta da falta de solução, ou seja, falta de planejamento estratégico e estudo técnico para pôr fim ao caos causado pelos referidos alagamentos”, comentou a vereadora Norma.

O outro requerimento é de autoria do vereador Coronel Mário, e é direcionado ao prefeito Gilberto dos Passos, e ao diretor do Detracan, Handerson Luiz Melo, e solicita que sejam procedidos estudos e se possível a adoção de medidas através de um plano de contingência, para que se proceda à interrupção temporária de trechos de vias que são atingidas por enxurradas no município. O texto traz ainda que poderá ser realizado o desvio de fluxo de trânsito principalmente de veículos pesados, a fim de minimizar para moradores e comerciantes os problemas recorrentes das enxurradas. Conforme o vereador Coronel Mário, moradores e comerciantes da área central do município solicitaram para que pudesse interceder junto aos órgãos competentes para a realização de um plano de contingência para evitar o trânsito nas vias alagadas.