Vereadores solicitam informações sobre atendimentos do Procon Municipal

por Assessoria de Imprensa última modificação 03/03/2021 13h30

Texto e foto: Carlos Eduardo Vipievski

Os vereadores também sugeriram ao prefeito Beto Passos a aquisição de um veículo para o Procon de Canoinhas

Na sessão de terça-feira, 02, os vereadores Willian Godoy (PSD), Maurício Zimmermann (PL), Osmar Oleskovicz (PSD), Wilmar Sudoski (PSD), a vereadora Silmara Gontarek (PSL), e ainda o presidente da Câmara, vereador Gilmar Martins de Souza (PL), apresentaram um requerimento direcionado a Diretora do Procon de Canoinhas, Franciéli Sirena, solicitando informações sobre os atendimentos realizados pelo órgão. Os mesmos vereadores também apresentaram uma indicação solicitando ao prefeito Beto Passos a possibilidade de adquirir um veículo destinado ao Procon Municipal.

No requerimento os vereadores questionam quantas pessoas são atendidas em média por mês no Procon de Canoinhas; quais são as reclamações mais frequentes dos consumidores; solicitam cópias dos casos que viraram processos dentro do Procon durante o período de 2017 até a data de hoje e o percentual de casos resolvidos ao longo desse tempo; e ainda qual é a estrutura de pessoal e instalação oferecida para atendimento à população.

O vereador Willian Godoy comentou que esteve no Procon conversando com os colaboradores e soube que o número de atendimentos relacionados a empréstimos em Bancos e Instituições Financeiras vem aumento exponencialmente nos últimos anos. “Fiquei extremamente entristecido com situações que me deparei no Procon, tem bancos que estão extorquindo canoinhenses, muitas pessoas que não tem condições financeiras. Por isso estamos solicitando esses dados para podermos dar uma resposta para nossa população”, comentou Willian.

A vereadora Juliana Maciel (PSDB), que já foi diretora do Procon de Canoinhas, ressaltou que são muitos os casos relacionados a empréstimos, muitos inclusive não solicitados pelas pessoas. “Parte desse período solicitado no requerimento eu estava à frente do Procon, e pude ver o aumento dos casos relacionados a assuntos financeiros. Não tem cabimento o que é feito com muitos idosos, é um absurdo. Infelizmente o Procon não consegue atender cem por cento dos casos, muitos necessitam ir para a justiça”, lembrou a vereadora.

O vereador professor Osmar ressaltou a importância de todos os vereadores, juntamente com o Ministério Público, buscarem soluções para esses problemas. “O Procon é muito importante, temos que dar apoio, dar suporte, e a Câmara de vereadores tem também essa função de fazer essa ligação com os órgãos públicos”, comentou Osmar. O vereador Maurício Zimmermann ressaltou a importância de o Procon estar trabalhando junto com o Ministério Público, com o objetivo de auxiliar a população que necessita.

Câmara de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Carlos Eduardo Vipievski – MTb/SC 04017 JP