Vereadores solicitam informações sobre prevenção do Coronavírus

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h44

Na sessão de segunda-feira, 16, a Pandemia de Coronavírus (Covid-19) foi o assunto mais comentado pelos vereadores, no Brasil já são mais de 300 casos, e em Santa Catarina 7 casos, conforme dados do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. A vereadora Norma Pereira (PSDB) apresentou requerimento direcionado ao executivo, solicitando informações sobre os procedimentos que o município está adotando no combate a proliferação do Covid-19.

A vereadora Zenici Dreher (PL), que já ocupou o cargo de secretária de Saúde, e é servidora concursada da pasta, relatou alguns pontos que já estão sendo implementados pelo município. Conforme a vereadora, técnicos que estão estudando o Covid-19, colocam que o ápice do vírus será em 45 dias, sendo assim o decreto executivo traz diversos pontos já de prevenção, como a proibição de eventos com mais de 50 pessoas em locais fechados e mais de 100 pessoas em locais abertos. Em um segundo passo será a implantação de um protocolo de atendimento, caso sejam confirmadas pessoas infectadas no município.

Vereador Wilmar Sudoski (PSD) comentou que pequenos atos do dia a dia já auxiliam para não proliferar o vírus, como um simples aperto de mãos, que nesse momento deverá ser evitado. Sudoski comentou a questão econômica do Brasil, com o dólar em alta e com a bolsa de valores com quedas extremas, fazendo com que muitas empresas já comecem a entrar no vermelho. “Nesse momento temos que ter calma, temos que ter cautela”, comentou o vereador. Já o vereador Paulo Glinski (PSD) comentou que todas as normativas dos órgãos públicos devem ser realizadas o mais rápido possível, lembrou que muitas universidades estão suspendendo suas aulas, inclusive no município de Canoinhas.

Autora do requerimento, a vereadora Norma Pereira (PSDB) lembrou dos números do Covid-19 em países como Itália, Alemanha e China, que houve um crescimento rápido de infectados e mesmo de mortes. “É de extrema importância que as pessoas tenham responsabilidade e cuidado”, finalizou a vereadora. O presidente da Câmara, Paulinho Basilio (MDB) comentou de algumas medidas já estão sendo adotadas no legislativo municipal, como a colocação de álcool em gel em vários locais, material de informações para os colaboradores, e a suspensão de eventos que seriam realizados no plenário.

Já o vereador Célio Galeski (PSL) comentou o quanto o Covid-19 se prolifera rápido, também lembrou que temos que pensar no grupo de risco, que são as pessoas com idades acima dos 60 anos, e pessoas com alguns problemas de saúde já existentes como hipertensão, diabetes, entre outras. O vereador também comentou sobre os leitos de UTI de Canoinhas, e sobre os equipamentos de respiração, que são importantes em casos graves do Covid-19.