Vereadores sugerem implantação do Projeto Moeda Verde em Canoinhas

por Assessoria de Imprensa última modificação 04/03/2021 15h39

Texto e foto: Carlos Eduardo Vipievski

Na sessão de terça-feira, 02, o vereador Wilmar Sudoski (PSD) apresentou uma indicação ao prefeito Beto Passos e ao secretário de Meio Ambiente, Agostinho Machado Filho, que após discussão e aprovação em plenário foi assinada por todos os vereadores, ficando autoria de toda a edilidade. Na indicação é solicitado que seja realizado estudos para a implantação do Projeto Moeda Verde no município.

Em inúmeras cidades do Brasil já existe o projeto, que consiste em trocar materiais reciclados (papéis, plásticos, garrafas pet, etc) pela moeda verde que poderá depois ser trocada em empresas que venham aderir ao programa. O projeto indicado pelos vereadores é a utilização da Moeda Verde no Mercado Público Municipal. O vereador Wilmar Sudoski comentou a importância de iniciar o programa pelo Mercado Público, e aos poucos ir buscando novos parceiros. “Em outros municípios vêm funcionando muito bem. E nada mais justo que o município incentivar esse programa, fornecendo a quem separar e entregar esses materiais recicláveis a Moeda Verde, que será um cartão, onde o cidadão poderá ir no Mercado Público e trocar por produtos. Nesse primeiro momento vamos trabalhar com o Mercado Público Municipal, e aos poucos abrir para outros locais”, comentou o vereador Wilmar Sudoski.

O vereador professor Osmar (PSD) lembrou que a Moeda Verde será um incentivo para que as famílias canoinhenses possam fazer o descarte correto dos materiais reciclados. “É um incentivo real, porque qualquer família poderá fazer, o próprio comércio poderá fazer. Temos que ter um cuidado especial com o material reciclado, e esse projeto, que acontece já em muitas cidades, resolverá grande parte desse problema”, comentou o vereador Osmar.

A vereadora Zenilda Lemos (MDB) salientou que em 2014 ela visitou o projeto Moeda Verde que é realizado na cidade de Curitiba. “O projeto funciona muito bem em Curitiba, lá o município adquire dos produtores da agricultura familiar os produtos e depois eles são trocados pela população de modo geral. E todos ganham com isso, o agricultor, a cooperativa de materiais reciclados e as famílias”, ressaltou a vereadora Zenilda.

O vereador Marcos Homer (PODEMOS) também comentou que conhece o projeto de outras cidades, e que realmente funciona e beneficia muitas pessoas. O vereador Willian Godoy (PSD) ressaltou a importância que o Projeto Moeda Verde irá trazer para o município beneficiando os produtores da agricultura familiar, as famílias canoinhenses e o meio ambiente. “A importância de abraçarmos a agricultura familiar, e ainda podermos ajudar o nosso meio ambiente dando um destino correto aos materiais reciclados”, lembrou o vereador.

Câmara de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Carlos Eduardo Vipievski – MTb/SC 04017 JP